institutomagiasdacura.pt
1. ENQUADRAMENTO
O presente Regulamento, foi preparado a pensar em todos os participantes nas nossas formaçaões, sob o claro propósito do bom funcionamento e da melhor da qualidade das mesmas. Aplica-se a todos os intervenientes da nossa Atividade Formativa: os Clientes, os formandos, as Entidades que adquirem formação para os seus colaboradores, os Formadores e demais colaboradores e/ou prestadores de serviços com intervenção na nossa atividade formativa.
Os serviços de formação são comunicados sob a designação “Instituto Magias da Cura”, sendo doravante usada esta designação ou, de forma sumária, “Instituto”.
Este texto assenta em princípios flexíveis e, por isso mesmo, é objeto de atualização, sempre que se verifiquem alterações ao nível da organização e funcionamento da atividade formativa. A revisão é feita pela Gestão da Formação e a versão, atualmente em vigor, é a que está aqui escrita.
Qualquer acordo, verbal ou por escrito, decorrente da realização das ações de formação, não gera nem titula relações de trabalho subordinado e cessará por caducidade no momento de conclusão da ação de formação.
O presente Regulamento, tem como principais objetivos:
Informar sobre o funcionamento dos cursos do Instituto Magias da Cura.
Prestar toda a informação de forma transparente sobre o funcionamento da atividade formativa a todos os que nas nossas formações tenham interesse.
Estabelecer regras de funcionamento, em concreto os termos de direitos e deveres dos intervenientes nas formações.
Dinamizar um processo contínuo de melhoria de competências e capacidades funcionais dos profissionais das áreas de formação organizada e desenvolvida pelo Instituto Magias da Cura.
2. AS NOSSAS PROPOSTAS FORMATIVAS
2.1 Público-alvo
Terapeutas (atuais ou futuros) da área de Psicoterapia e das Terapias Holísticas (ex: Terapeutas de “Cura Natural”, Reiki, facilitadores de Chi-Kung e Yoga, Massagem, Reflexologia, etc);
Profissionais de diversas áreas (psicólogos, enfermeiros, médicos, dentistas, professores, educadores, etc), para incorporarem as competências relacionadas com a Hipnoterapia, Astrologia, Psicoterapia e outras, nas suas práticas profissionais;
Profissionais de todas as áreas que necessitem desenvolver e adquirir novas competências na área do Desenvolvimento Pessoal e da Psicoterapia.
Todos aqueles que desejam aprofundar o seu autoconhecimento e dinamizar o seu desenvolvimento pessoal e espiritual.
2.2 Formas de organização
Presencial e Online, com as seguintes possibilidades:
B-Learning, combinando sessões presenciais com trabalho assíncrono na plataforma;
E-Learning, combinando sessões à distância síncronas (por videoconferência) com trabalho
assíncrono na plataforma;
Online, apenas com trabalho assíncrono na plataforma;
A planificação de cada ano civil, poderá não contemplar cursos com todas as formas de organização, uma vez que há a necessidade de ajustar, por um lado, às necessidades e disponibilidades do nosso público-alvo e, por outro, de ajustar às características de cada curso e recursos disponíveis.
Esclarecimentos:
“Online”, significa que a formação (ou parte da formação) é frequentada “à distância”.
Trabalho assíncrono, significa que o formando tem flexibilidade para gerir o tempo e disponibilidade para
aceder à plataforma e realizar as atividades previstas no curso, podendo aceder a qualquer hora do dia e da semana, bem como a partir de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet, devendo cumprir os prazos que estão definidos no cronograma para cada ação de formação. O formando acede à plataforma do Instituto através das suas credenciais pessoais.
Sessões síncronas, o formando acede às sessões por via remota (videoconferência), através dos links enviados pelo Instituto, devendo cumprir, com pontualidade, os horários definidos para as sessões. O acesso pode ser feito a partir de qualquer local, desde que tenha acesso à internet e permita um ambiente que favoreça a sua participação, ou seja, sem ruído e sem elementos que distraiam o formando e o grupo/turma da sua participação na sessão síncrona. Nestas sessões, podem, ainda, ser organizadas atividades em grupo, organizando-se os formandos por salas virtuais com o acompanhamento do formador.
Sessões presenciais, os formandos têm de se descolar até às instalações onde decorre a formação (conforme divulgação de cada ação) e cumprir os horários definidos para cada sessão.
2.3 Âmbito regional – Nacional.
A formação online, pode ser frequentada a partir de qualquer localidade, desde que tenha ligação à internet.
As formações com componente presencial, decorrem habitualmente no Porto ou Lisboa, podendo decorrer em outras localidades consideradas oportunas.
2.4 Modelo pedagógico
2.4.1 Cursos B-Learning – presencial + online
Organizados em sessões presenciais, teóricas e práticas, de acordo com um cronograma definido para cada ação de formação;
De uma forma geral, estes cursos exigem a constituição de turmas, sendo os limites mínimos e máximos comunicados na divulgação de cada ação. Porém, podem ser organizadas turmas individuais, com valores ajustados à medida.
As turmas, são constituídas pelos formandos que se inscreveram, podendo a turma ser constituída por pessoas que se inscrevem a título particular e, também, por pessoas inscritas pelas suas entidades patronais;
Todas as sessões são dinamizadas por um ou mais formadores qualificados, podendo, determinadas sessões, contar com a participação de convidados;
Os formandos, têm acesso prévio a toda a informação do curso (programa, cronograma, etc), bem como a toda a documentação de apoio às aprendizagens, por via digital, através da plataforma eletrónica deste Instituto, com acessos individuais para cada formando.
2.4.2 Cursos online
2.4.2.1 Cursos online – síncronos + assíncronos
Estes cursos, desenvolvem-se no formato online na plataforma eletrónica do Instituto (neste site ou outra), acedida no site do Instituto, através de credenciais exclusivas para cada utilizador, e ferramenta Zoom (ou outra ferramenta afin), para as sessões síncronas por videoconferência;
As ações de formação online são organizadas em turmas e combinam atividades síncronas com assíncronas, de acordo com um cronograma previamente definido e comunicado ao formando. De uma forma geral, as ações iniciam com uma sessão síncrona e terminam com uma sessão síncrona e, de acordo com cada curso, são agendadas sessões síncronas intermédias em número necessário;
O acesso assíncrono, pode ser feito de forma flexível (a qualquer hora e em qualquer lugar), desde que dentro dos prazos comunicados no cronograma da ação de formação;
As sessões síncronas são realizadas através de ferramenta de videoconferência;
Ainda que a vertente do trabalho assíncrono do curso seja de frequência flexível e o mais autónoma possível, o formando tem sempre acompanhamento do formador e da Coordenação Pedagógica, seja para apoio na utilização da plataforma, na realização de atividades ou, até mesmo, dúvidas sobre os procedimentos administrativos relativos ao curso frequentado, existindo assim uma tutoria ativa e contínua;
É fornecido ao formando todo o material de acompanhamento do curso necessário, tais como, manuais, outros documentos de suporte e acesso às gravações das respetivas sessões;
De uma forma geral, os formandos têm até 14 dias para concluir todas as atividades de cada curso após o fim do mesmo, que é determinado pela última sessão síncrona. No entanto, prazos distintos podem ser definidos e serão comunicados em cada programa de curso.
2.4.2.2. Cursos online – assíncrono.
Estes cursos, decorrem de forma 100% assíncrona no formato online na plataforma eletrónica e acedida no site do Instituto, através de credenciais exclusivas para cada utilizador.
Cada formando, acede de forma individual e gere o seu tempo de forma flexível e ajustada ao seu ritmo, tendo de respeitar os prazos definidos no cronograma para iniciar e concluir o seu percurso. Ainda que sejam cursos feitos de forma autónoma, cada formando tem apoio da coordenação e do formador, devendo estabelecer contactos pelos meios habituais. Adicionalmente, a sua atividade pode ser controlada e registada na plataforma, se houver necessidade de validação da sua frequência e aprendizagens realizadas.
Ainda que os percursos sejam feitos de forma individual, por razões logísticas, cada ação de formação fica disponível, por defeito, durante um período de 6 (seis) meses, ou seja, os interessados, dentro do prazo em que cada curso está disponível, podem inscrever-se e iniciar a ação de formação, sem terem de esperar pela abertura de nova turma, embora outros prazos possam ser determinados, sendo informados no próprio programa do curso.
Todos os cursos, possuem uma carga horária que representa o tempo que, em média, é necessário para concluir todas as atividades previstas para cada curso. Os formandos podem usar mais ou menos tempo para executar todas as atividades, sendo que não serão, nem prejudicados, nem beneficiados, e a carga horária que surge no certificado de participação é a mesma que indicada no programa do curso, salvo alterações ao mesmo. A data de conclusão corresponde à data em que o formando concluiu 100% das atividades na plataforma, podendo as mesmas serem controladas e registadas.
As atividades destes cursos são, regra geral, as seguintes:
Assistir às videoaulas
Estudar a documentação
Colocar eventuais dúvidas ao formador via grupo privado e/ou em viva voz durante as aulas
Realizar teste de avaliação, se for o caso
3. PROCESSO DE CANDIDATURA, INSCRIÇÃO E SELEÇÃO
Comunicamos a calendarização de todos os cursos de formação para ano formativo no nosso site. Aqui, todos os interessados podem consultar o que está calendarizado, sendo que também o podem fazer nas nossas instalações, por telefone ou, ainda, por email, utilizando os contactos referidos nos Termos.
No site do Instituto, na seção “Cursos”, pode aceder a toda a informação específica de cada curso (duração, forma de organização, datas, requisitos, eventuais testemunhos de outros formandos, etc.). Em alternativa e/ou em caso de dúvidas, deve contactar o Instituto, através dos contactos comunicados nos Termos, para obter todas as informações que necessitar.
3.1 Passos para se inscrever:
Clicar em “Sim, quero inscrever-me” no curso pretendido (ou outro botão de inscrição);
Rever a informação sobre o curso e se, efetivamente, se pretender inscrever, clicar novamente em “Sim,
quero inscrever-me”, seguindo as instruções seguintes até finalizar a incrição/compra.
3.1.1. Ao finalizar a inscrição, deve confirmar o valor do curso, selecionar a modalidade (há cursos com apenas uma modalidade de pagamento), adicionar código de cupão (se tiver algum), selecionar o meio de pagamento, ler os termos e condições da loja, bem como o presente regulamento, sendo dado como concordante em absoluto assim que efetivar a inscrição com o pagamento respetivo (caso não concorde com estes Termos e Regulamento, não efetue o pagamento e a sua intenção de inscrição fica sem efeito).
3.2 O Instituto, recebe informação da intenção de inscrição e, em resposta, envia ao cliente email com informações respetivas.
3.2.1. Se, neste momento, o formando decidir que não quer prosseguir com a sua inscrição, deve dar essa indicação aao Instituto e ser-lhe-á cancelada a inscrição inicial;
3.2.2. O preenchimento da ficha de inscrição e devolução de eventual contrato assinado, deve ser feito o mais tardar até ao início do curso, sob pena de não poder iniciar o mesmo.
3.2.3. Caso o Instituto não receba estes documentos (se assim for o caso) até à data de início do curso, serão estabelecidos os contactos necessários para averiguar a intenção do formando. Caso não tenhamos sucesso no contacto (formando não atende, não devolve chamadas, não responde a mensagens / emails, etc), o Instituto considerará a intenção de inscrição como inválida.
3.2.4. Caso, na ficha de inscrição, preenchida pelo formando ou por qualquer outra via, o Instituto tome contacto com informação que evidencia que o formando não cumpre com os requisitos de acesso ao curso, forçosamente terá de ser inviabilizada a inscrição.
3.2.5. Em alternativa ao acima descrito, os formandos podem contactar o Instituto e/ou dirigirem-se às nossas instalações para apoio no processo de inscrição.
3.3 De uma forma geral, para a inscrição não é necessário adicionar cópias de documentos de identificação, devendo sim certificar-se que tem todos os campos preenchidos de forma correta. Salvaguardam-se as situações em que tal seja obrigatório de acordo com a modalidade, que possam obrigar à apresentação de cópia do Certificado de habilitações escolares e/ou literárias.
Apenas são aceites inscrições até ao dia de início do curso, desde que existam vagas. Podem ser aceites inscrições em ações já iniciadas, desde que não se incumpra com o regime de assiduidade definido no programa de cada curso. No caso de cursos online assíncronos, não se aplica qualquer regime de vagas.
Os candidatos são selecionados de acordo com:
Ordem de receção da inscrição (é considerada a data e a hora em que realizou o pagamento) nos casos em que existem mais inscrições do que vagas;
Idade igual ou superior a 18 anos (podendo ser admitidas exceções, se menores de idade comprovadamente estão inseridos no mercado de trabalho ou se apresentarem concordância/autorização respetiva por escrito e assinado pelo seu responsável educativo);
Adequação do curso à realidade do formando, tendo em conta a sua atividade profissional bem como as motivações/necessidades manifestadas pelo formando;
Escolaridade mínima obrigatória, como garante da capacidade de estudo, compreensão e raciocínio, que lhe permita sem dificuldade acrescida a frequência das sessões de formação (podem existir exceções, em função de cada formação);
Cumprimento dos requisitos de cada curso comunicados no programa – verificável através de contacto telefónico ou entrevista pessoal se possível, nos casos em que existam requisitos de acesso;
Acesso a computador portátil ou outras ferramentas de comunicação com webcam, micro e áudio, softwares e rede de internet que permita aceder aos cursos online;
Todos os clientes recebem informação sobre a validação/seleção da sua inscrição. Nos casos em que não ocorra a seleção, são apresentados os motivos.
Nos casos em que seja organizada formação à medida de uma Empresa/Entidade, poderão aplicar-se outras regras, sendo as mesmas definidas em proposta e acordadas em contrato de formação com a Entidade Cliente.
Nota Importante: Os formadores António Machadinho e Helena dos Santos, além dos cursos do (seu) Instituto, podem também ser formadores (ainda que de forma pontual) para cursos de outra entidade formadora, sendo tais cursos da inteira responsabilidade da entidade formadora que os desenvolve, não tendo o Instituto Magias da Cura responsabilidade na sua organização. O site do Instituto poderá somente ser usado como uma eventual plataforma de divulgação dos cursos onde António Machadinho e Helena dos Santos são formadores. Todo o processo de inscrições, pagamentos e informações sobre esses cursos, é assegurado pela entidade formadora respetiva, aplicando-se as regras de funcionamento desta entidade e não as manifestadas no presente texto. No nosso site, sempre que um destes cursos seja divulgado, assegura-se a identificação clara da entidade formadora.
4. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE FORMADORES
Todos os formadores devem cumprir com o disposto na Portaria 214/2011 de 30 de maio, que regulamenta a atividade de formador, sejam internos ou externos, ou seja, devem ser detentores de Certificado de Competências Pedagógicas emitido pelo IEFP, ou de título que os isente, tal como previsto no nº 2 do artigo 2o da referida portaria.
O Instituto, sempre que necessitar de recrutar formadores, abre processo de recrutamento e seleção, comunicando as condições e requisitos específicos. Todavia, os interessados podem apresentar candidaturas espontâneas através dos nossos contactos comunicados.
Entendemos que os formadores devem reunir de experiência pedagógica e experiência profissional relevante para a área a que se candidatam.
Apenas serão selecionados para uma determinada ação de formação, os formadores que tenham disponibilidade horária e de mobilidade, para assegurar o cronograma definido e que tenham boas avaliações de desempenho, no caso de já terem dado formação no nosso Instituto. Pontos prioritários na escolha de Formadores:
Habilitações académicas: a preponderância é dada à experiência pedagógica e profissional,tendo o formador/a em questão habilitações mínimas correspondentes ao ensino secundário;
Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP);
Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;– Experiência profissional: experiência profissional relevante na área e superior a 3 anos;
Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente deformação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento,a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
5. IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
O Instituto rege as suas práticas de seleção pelo princípio da igualdade de oportunidades, assegurando tratamento idêntico a todos os interessados na sua oferta formativa, seja na frequência, seja na colaboração como formadores/as, nomeadamente ,a não discriminação por ascendência, idade, género, orientação sexual, estado civil, situação familiar ou profissional, capacidade de trabalho reduzida ou deficiência, nacionalidade ou origem étnica, religião, convicções políticas ou ideológicas.
6. PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
Na recolha dos dados pessoais dos participantes nas ações de formação, o Instituto cumpre com a legislação em vigor – Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016), em vigor em Portugal desde 25 de maio de 2018), relativa à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento dos dados pessoais e à livre circulação desses dados (para mais informação, ver a nossa Política de Privacidade).
7. CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE FORMATIVA
7.1. Horários e calendarização das formações
Os horários e calendarizações são definidos pelo Instituto e publicados nos canais de divulgação dos cursos.
As sessões presenciais, em geral, podem decorrer aos dias de semana e fins de semana, em horário laboral e pós-laboral, e tentaremos sempre ir ao encontro das disponibilidades dos interessados (nas instalações do Instituto ou outras). As sessões que ocorram em horário laboral, não deverão exceder as 8h diárias, e as em pós-laboral não devem exceder as 4h, e recomendamos que, por cada 2 horas de sessão, se realize um intervalo de 15 (quinze) minutos.
Nos cursos online:
As sessões/atividades assíncronas estão disponíveis num formato 24/7, ou seja, sempre disponíveis desde que o cliente tenha credenciais de acesso válidas, dentro dos prazos definidos no cronograma.
As sessões síncronas são realizadas em horário a definir em cada formação e a sua duração varia em função de cada curso.
7.2. Grupos de WhatsApp
O Instituto cria, para cada ação de formação, um Grupo de WhatsApp, sendo uma ferramenta de comunicação e suporte adicional.
A adesão a cada grupo é facultativa e aplicam-se as seguintes regras gerais aos participantes:
● Os formandos podem aderir através de link fornecido pela coordenação pedagógica.
● Sempre que o grupo do whastapp é formado para cada ação e cada curso, é enviada uma mensagem inicial com o conhecimento de todos a informar o objetivo principal do grupo, dias e horas das sessões e a partilha dos links zoom para cada sessão.
● Os formandos podem, a qualquer hora do dia, colocar questões pertinentes acerca do curso no grupo do whatsapp, que será respondida o mais brevemente possível (relembramos que este é um canal extra e opcional de comunicação).
● Após o término de cada ação, os grupos não são eliminados, servindo muitas vezes para publicidade de ações de formação futuras.
● A resposta por parte da coordenação pedagógica, nos grupos do whatsapp, é feita em horário laboral (10h às 18h) de segunda a sexta (eventualmente e pontualmente, podem ser feitos esclarecimentos fora deste horário, o qual se mantém prioritário e agradecemnos a melhor compreensão).
● Caso haja algum episódio de desrespeito por parte de um formando para com outro formando ou para com os formadores, a pessoa em questão poderá ser expulsa do grupo, sem direito a retorno de valores entretanto já pagos.
● Qualquer formando pode sair do grupo sempre que quiser. Não perderá informação relativa às sessões, mas deve informar a sua intenção por escrito, para que tal seja enviada por email.
● Todos os participantes neste grupo devem cumprir as mesmas regras de boa-conduta acima explicitadas.
● Os grupos WhatsApp ou outro de apoio ao aluno (como pode ser o caso no facebook) são Comunidades exclusivas para alunos e alunas da respetiva Formação.
Acreditamos que um grupo de apoio é uma das ferramentas essenciais para o sucesso de qualquer aluno e aluna. Aqui podes e deves:
1) Partilhar as tuas reflexões com os desafios/exercícios semanais;
2) Partilhar com outros participantes as tuas experiências e desafios;
3) Inspirar discussões que gerem valor no coletivo e em cada participante, sempre na ótica da inspiração e bem estar, jamais com intenções nefastas ou de controlo do processo formativo;
4) Caminharmos e Crescermos juntos.
É fundamental mantermos a energia e o foco do grupo na colaboração. Por isso, é importante seguir todas as regras, para que nos possamos apoiar da melhor forma possível. Para além das regras gerais, temos também as seguintes regras específicas:
1) É proibido promover produtos, serviços ou ferramentas, pagos ou gratuitos na comunidade ou mesmo pedir para curtir publicações, páginas ou partilhar algum post, excepto se for para evidente ajuda dos participantes do grupo;
2) É proibido fazer posts que tenham Links em geral, incluindo páginas de captura ou páginas que direta ou indiretamente convidem os participantes a entrarem em listas ou participar em eventos de alguém que não pertença ao grupo;
3) A comunidade não é para tratar problemas de suporte técnico, pelo que, qualquer problema de ordem técnica (acessos à plataforma ou outros) contactar diretamente o IMC por email (geral@institutomagiasdacura.pt) ou por Mensagem Privada e o aluno/a receberá apoio imediato.
4) Não é permitido publicar conteúdos não relacionados com a temática da Formação em si ou que não acrescentem valor aos participantes;
5) É proibido publicar mensagens que desrespeitem alguém, coloquem em causa o desempenho do/s Formador/es ou que prejudiquem a energia e motivação de algum membro do grupo;
6) É proibido criar grupos paralelos e chamá-los de qualquer e todo o tipo de nomes que possam gerar dúvida se se tratam ou não de grupos oficiais do Instituto Magias da Cura (IMC). O único grupo oficial da respetiva Formação é aquele que é dado o acesso ao aluno/a da nossa parte com as credenciais para o efeito;
7) A administração do grupo reserva-se ao direito de adicionar, editar ou remover regras desta comunidade sem qualquer aviso prévio.
Como decorre a nossa interação (IMC e Alunos/as):
1) Utiliza esta Comunidade para partilhares todas as tuas dúvidas, questões, ideias, etc;
2) A IMC Team estará disponível para responder a todas as tuas questões;
3) Todas as notificações são respondidas num período máximo de 24 horas;
3) Não são respondidas mensagens privadas enviadas por messenger ou whatsapp para o António Machadinho ou a Helena dos Santos. Este é um acompanhamento de Grupo;
4) Além da nossa Sessão de Grupo Semanal (aula ao vivo e em direto, dependendo da Formação), estamos sempre disponíveis para facilitar o desenvolvimento holístico do/a aluno/a;
4) Se, por algum motivo, não quiseres colocar a tua dúvida no grupo, podes enviar por e-mail para geral@institutomagiasdacura.pt e será respondida no nosso direto semanal. No entanto, relembro a importância de partilhares no grupo, porque a dúvida de um é na maioria das vezes a dúvida de muitos, mesmo que te pareça desprovida de mais ou menos valor.
5) Algum assunto MUITO URGENTE contacta-nos diretamente através do número do IMC 91 31 77 244. Se não atendermos de imediato, deixa uma mensagem a identificar-te e qual o motivo do assunto de URGÊNCIA.
7.3. Regras nos meios tecnológicos
Na comunicação e atividades realizadas através de meios tecnológicos, deve sempre imperar o respeito e a ética, seja no relacionamento interpessoal, seja na utilização dos meios tecnológicos. Assim, definimos que:
Todas as mensagens e atividades realizadas na plataforma eletrónica terão resposta por parte do formador e/ou coordenadação pedagógica o mais tardar até 48h úteis, sendo que procuramos que o feedback dado seja o mais rápido possível.
As credenciais de acesso à plataforma, bem como o acesso aos grupos de whatsapp (ou outros), são exclusivos dos utilizadores e não podem ser partilhados com terceiros, sob pena de eliminação dos acessos e sem retorno de quaisquer valores pagos.
Todos os participantes devem observar uma conduta cívica pautada da seguinte forma:
não partilhar com terceiros os dados de acesso a qualquer sistema tecnológico em uso no Instituto (plataforma de e-learning, whatsapp, zoom, etc.)
não usar a plataforma para publicitar negócios pessoais ou de outros (como links externos ou outras informações)
não partilhar informações de caráter pessoal, publicitário ou outra que nada tenham a ver com a ação de formação que estão a frequentar;
não partilhar informação concorrencial ao Instituto;
começar qualquer intervenção com um cumprimento, pois se estivesse a entrar numa sala física também diria “bom dia, boa tarde, olá, etc”
não usar escrita em maiúsculas e uso de pontos de exclamação, pois dá a sensação de que está a gritar ou a dar ordens;
pode usar os emojis no seu discurso, mas com moderação e bom senso;
não instalar ou facilitar o acesso a malware, vírus e mensagens do tipo “correntes” (ex: envie esta mensagem para 10 pessoas”)
Nas sessões síncronas via videoconferência, é essencial que os formandos:
Se liguem à sessão síncrona 10 minutos antes do início da mesma;
Mantenham a câmara ligada;
Mantenham o micro, por defeito, desligado e, sempre que necessitarem falar, devem solicitar permissão ao formador;
Frequentem a sessão num local calmo e sem ruídos ou quaisquer outros sons perturbadores da aula, e com uma ligação de internet estável;
Participem ativamente nas sessões de formação poi a participação nas atividades propostas pelo formador, é essencial para o sucesso das aprendizagens;
Mantenham uma conduta respeitosa por todos os intervenientes.
Permitam a gravação da sessão que ficará disponível apenas na área do curso, mas que não pode ser descarregada para salvaguarda da privacidade de todos os envolvidos, nem o acesso será de outra forma a não ser na plataforma privada do aluno neste website;
Concordem com a regra sobre a Confidencialidade e o uso das Gravações das Aulas, a qual determina que, no âmbito das formações do IMC, todas as aulas ao vivo são gravadas e disponibilizadas exclusivamente na plataforma online do curso. Estas gravações são de acesso restrito, pessoal e intransmissível, e devem ser consultadas unicamente no ambiente seguro da plataforma.
Respeitem a confidencialidade e proteção de dados pessoais, tendo consciência plena de que as gravações contêm partilhas dos participantes, protegidas pelo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), assegurando a privacidade de todos os envolvidos.
⚠️ É estritamente proibido:
👩⚖️ Propriedade intelectual e implicações legais:
Todos os conteúdos, métodos e gravações das formações do IMC são propriedade intelectual exclusiva do Instituto Magias da Cura e do formador António Machadinho. Qualquer tentativa de uso indevido, reprodução ou distribuição não autorizada será considerada uma infração grave, sujeita a sanções legais e administrativas.
📌 Responsabilidade e ética:
Ao inscrever-se nas formações do IMC, o participante compromete-se a respeitar estas regras, assegurando a integridade do curso e a segurança do ambiente de aprendizagem.
🌟 Objetivo comum:
Estas regras são fundamentais para preservar a ética, o respeito e o compromisso com a Egrégora IMC, garantindo que este espaço continue a ser uma referência em autoconhecimento, transformação, desenvolvimento humano e ascensão.
7.4. Deveres de assiduidade, pontualidade e participação
Sessões presenciais e/ou online síncronas:
Os formandos e formadores devem ser assíduos e pontuais, cumprindo com os horários estabelecidos, sendo que:
Os formadores devem comparecer na sala de formação ou ferramenta de sessão síncrona online com pelo menos 10 minutos de antecedência;
Os formandos devem cumprir o regime de assiduidade definido e comunicado no Programa de formação do curso;
São admitidos atrasos, por parte dos formandos, no máximo de 15 minutos, sendo obrigatória a justificação verbal ao formador que esteja a orientar a sessão de formação presencial.
Caso o formando não consiga comparecer à sessão, o acesso à gravação da mesma fica disponível durante 1 ano na área reservada do curso na plataforma (ou outra duração entretanto definida).
Nota: Indicam-se os motivos admitidos como justificação de faltas: baixa por doença, casamento e acompanhamento de terceiros doentes. Outros motivos, carecem de análise por parte do Instituto e da sua Coordenação Pedagógica. O processo de justificação de falta deve ser feito por escrito por e-mail ou por telefonema dirigido à Coordenação Pedagógica.
Atividades assíncronas:
As atividades assíncronas, a realizar na plataforma, podem ser todas de caráter obrigatório, sendo tal informado devidamente para o efeito.
As atividades devem ser realizadas dentro dos prazos associados a cada ação de formação e comunicados no cronograma de cada ação de formação.
A plataforma regista o acesso e a realização das atividades por parte do formando.
Deixamos aqui algumas sugestões para o teu sucesso formativo:
➢ A responsabilidade de fazer todos os exercícios propostos pelo/a Formador/a;
➢ Sentir que está a movimentar a sua paixão;
➢ Sentir que pertence a um grupo que lhe acrescenta valor;
➢ Sentir confiança para participar ativamente nos encontros semanasis e na Comunidade privada.
7.5. Sistema de pagamentos
Todos os serviços de formação (cursos e respetivos módulos) estão sujeitos a pagamento (podendo existir exceções que serão sempre comunicadas), sendo os valores, modalidades de pagamento específicas ou eventuais vantagens, comunicadas nos canais de divulgação da nossa oferta formativa, acima indicados. Todos os interessados, em casos de necessidade de algum tipo de esclarecimento, devem entrar em contacto com o Instituto.
Por defeito, todos os cursos implicam o pagamento, que poderá ser feito na totalidade ou de forma parcelada, conforme o estipulado em cada acordo verbal ou contrato escrito com o formando.
Os valores associados a cada curso podem ser pagos via cartão de crédito/débito, MBWay, Transferência Bancária ou Paypal, através do processo de inscrição no site do Instituto ou via formulário de inscrição. Em alternativa, e sempre mediante aprovação prévia por parte do Instituto, poderá ser feito em numerário nas instalações do Instituto.
Todos os pagamentos feitos, são alvo de emissão do respetivo documento contabilístico, emitido de acordo com os dados fornecidos pelo cliente no processo de inscrição.
7.6. Cancelamentos, desistências e devoluções
O Instituto poderá cancelar uma determinada formação, comunicando os motivos a todos os inscritos com a maior celeridade possível.
Qualquer cliente pode solicitar o cancelamento ou desistência da sua inscrição, devendo ser inequívoco e fazê-lo por escrito (suporte duradouro) via e-mail para: geral@institutomagiasdacura.pt
Para efeitos de cancelamentos ou desistências pelos clientes, importa esclarecer o seguinte:
“Cancelamento”, corresponde à manifestação por parte do formando em não querer iniciar o curso, sendo esta manifestação antes de aceder ao curso na plataforma (no caso dos cursos online assíncronos) e/ou da sessão presencial ou síncrona que marque o arranque do curso.
“Desistência”, corresponde à manifestação por parte do formando em querer desistir do curso, após ter iniciado o mesmo, ou seja, após o registo eletrónico gerado do primeiro acesso à plataforma com as credenciais fornecidas (no caso dos cursos online assíncronos) e/ou após a realização da sessão presencial ou síncrona que marque o arranque do curso.
O Instituto procederá à devolução dos valores somente nos seguintes casos:
100% do valor pago, sempre que o curso não se realize por motivos imputáveis ao Instituto.
100% do valor pago, sempre que a inscrição não seja concluída com sucesso conforme indicado no ponto “Processo de candidatura, inscrição e seleção”.
100% do valor pago, nos casos em que o formando/cliente cancele até 14 (quatorze) dias antes da data de início da respetiva formação, salvaguardando assim toda a logística entretanto feita e que pode ter gastos inerentes à formação. No entanto, o valor entretanto pago não se perde, ficando em forma de crédito para a próxima formação ou, caso não seja essa a sua vontade no momento, poderá ser aproveitado para um vale de oferta dos nossos serviços internos de consultas e/ou terapias. Este método tem a duração máxima de 30 dias a contar da data do cancelamento. Para todos os efeitos legais, não será possível devolver o valor pago na inscrição de outra forma. Os cancelamentos rececionados após o prazo referido dará lugar ao não reembolso do valor pago no ato de inscrição. Em caso de falta do candidato a qualquer uma das Formações/Eventos, dará lugar à perda do valor pago.
Para que tal seja considerado, antes da data de início da ação de formação, o formando deve fazê-lo de forma inequívoca (indicar o seu nome completo e o nome do curso que adquiriu e do qual pretende cancelamento/desistência) e em suporte duradouro (email) comunicar a sua decisão ao Instituto pelos meios acima indicados.
100% do valor pago, nos casos em que seja mencionada na página do curso a possibilidade de desistência por imprevisto ou insatisfação até 3 dias após a primeira aula da respetiva ação de formação;
Dada a natureza dos serviços prestados por este Instituto, ao inscrever-se nas nossas formações, síncronas e/ou assíncronas, o aluno em questão prescinde do prazo legal em vigor do seu direito de livre resolução (arrependimento), mostrando-se de plena concordância com todos os termos aqui expostos.
No caso de desistência durante a formação em questão, não haverá lugar a qualquer devolução de valores já pagos. Por favor, antes de cancelar qualquer inscrição ou para qualquer esclarecimento adicional, contacte a nossa linha de apoio de Portugal (+351 913 177 244 – chamada para a rede móvel nacional).
Para efeitos do ponto anterior, o formando/cliente fica automaticamente impedido de utilizar os conteúdos e/ou serviços digitais e de colocar os conteúdos entretanto já acedidos à disposição de terceiros, ou seja, não pode utilizar as credenciais que lhe foram fornecidas para aceder à plataforma do Instituto ao curso para o qual solicitou a desistência, bem como de participar nas sessões presenciais e/ou à distância síncrona, nem tão pouco ceder os conteúdos já entregues, como é o exemplo de pdfs e afins. Caso o formando não cumpra com este ponto, no caso de continuar a desejar a desistência, perde o direito a qualquer eventual devolução.
No seguimento do ponto anterior, até por motivos de ordem técnica, deixa de ser possível o formando, agora desistente, de continuar a ter acesso às gravações das aulas em que tenha participado antes da sua desistência.
Ainda no seguimento do ponto anterior, uma vez que o Grupo WhatsApp respetivo é para apoio contínuo e acompanhamento da evolução dos alunos em contexto de Comunidade (correção de exercícios, esclarecimento de dúvidas que vão surgindo à medida que os conteúdos vão sendo ensinados e outras questões peertinentes com relação ao conteúdo da formação), deixa de ser possível ao formando desistente manter-se no grupo em questão, ou seja, ao desistir decide autoexcluir-se de toda e qualquer plataforma de apoio ao estudo respetivo, em Comunidade. Caso não o faça por si mesmo, o IMC ver-se-á obrigado a fazê-lo, até mesmo para salvaguarda do bom funcionamento da Comunidade inerente.
O formando não está autorizado a colocar à disposição de terceiros as credenciais que lhe foram fornecidas para aceder à plataforma do Instituto e aos cursos e outros serviços entretanto por ele adquiridos.
Não serão devolvidos quaisquer valores nas desistências após os prazos indicados nas alíneas anteriores.
Nos cursos online assíncronos, em que se verifique que o Segundo Contraente não cumpriu os prazos indicados para aceder à plataforma e concluir o curso, não se fará qualquer devolução de quantias pagas, nem se procederá à autorização para frequentar uma próxima ação de formação.
Nos casos em que se verifique a ausência do formando na ação de formação (presencial ou online) ou o seu abandono, sem qualquer comunicação feita ao Instituto, não se fará qualquer devolução das quantias pagas, nem se procederá à autorização para frequentar uma próxima ação da mesma formação com o respetivo valor que foi pago.
O não cumprimento do pagamento das suas responsabilidades para com este Instituto (mensalidades ou outras), resulta na exclusão imediata do formando, mesmo que este não tenha informado o Instituto da sua decisão, lembrando que o “IMC” tudo fará sempre para que haja e se mantenha uma relação saudável, assente na boa comunicação, no respeito e na ética mútua.
Todas as devoluções a serem efetuadas pelo Primeiro Outorgante (Instituto), serão feitas através de transferência bancária para o IBAN facultado pelo Segundo Outorgante (cliente/formando), no prazo máximo de 14 dias a contar da data em que o Primeiro Outorgante tiver sido informado pelo Segundo Outorgante do cancelamento ou desistência.
As credenciais de acesso aos cursos online são de utilização exclusiva pelo formando a quem foram atribuídas. Nos casos em que se confirme que o formando cedeu as suas credenciais a terceiros sem a devida autorização por parte do Instituto, as credenciais serão canceladas, perdendo o formando o acesso a todas as ações em que esteja inscrito/a frequentar, sem qualquer direito a devolução de valores que já tenham sido pagos.
Aquando do pagamento de quaisquer valores respeitantes a formações, fica aqui subentendido que o participante pagador concorda com todos os pontos mencionados neste Regulamento de Formações, sendo todos os pagamentos feitos da sua única e exclusiva responsabilidade.
No caso de desistência de um curso, o participante pode continuar a acessar outros cursos que entretanto tenham sido por ele adquiridos, exceto no caso de má conduta, incitação à agressividade, calúnia ou outros comportamentos considerados impróprios e/ou de atentado à boa dignidade e imagem pública do Instituto Magias da Cura, dos seus Formadores e Serviços, perante os quais o participante incorre na possibilidade de ser banido e impedido de acessar quaisquer Formações que tenha adquirido/participado.
Qualquer esclarecimento, voltamos a colocar os nossos contatos habituais à disposição.
7.7. Alterações, interrupções e repetições de cursos
O Instituto, reserva-se ao direito de proceder a alterações no calendário dos cursos e dos formadores, assim como a anular ações de formação para as quais não exista um número mínimo de participantes, ou por qualquer motivo de gestão, notificando todos os envolvidos com a antecedência possível e procedendo ao reembolso dos valores que tenham sido pagos referentes à sua frequência na ação de formação (no caso de não ser colocada outra data da formação), não estando incluídos valores referentes a despesas de deslocação, estadia ou outras incorridas pelo formando ou pela sua entidade patronal, que são da sua responsabilidade.
No decorrer das ações de formação, sempre que surgirem impedimentos, por razões alheias à sua vontade e a si não imputáveis, e a ação de formação tenha que ser interrompida, o Instituto reserva-se ao direito de proceder aos necessários ajustamentos, devendo sempre justificá-los aos envolvidos. Para os formandos, que estejam impossibilitados de frequentar a ação nas novas condições, assim que seja realizada uma nova ação desse curso, o Instituto possibilita a sua integração, com custos acrescidos, caso se justifique.
Sempre que se verifique a necessidade de interromper a ação de formação, o Instituto empreenderá todos os esforços para retomar a normal execução do curso, garantindo o cumprimento da duração do curso, bem como as condições para que todas as pessoas que estão a frequentar a ação, a possam concluir com aproveitamento.
Os formandos que cancelem inscrições, podem solicitar que a sua vaga seja preenchida por pessoa do seu conhecimento, tendo o direito a propor essa pessoa para a sua substituição, até ao início do curso, via email para geral@institutomagiasdacura.pt. A nova pessoa candidata, passará pelo processo de seleção, de modo a verificar os requisitos de acesso, e a sua elegibilidade para a vaga da pessoa que deseja ser substituída.
Não são aceites substituições:
no decorrer da ação de formação, na medida em que não se garante o cumprimento do programa de curso, em concreto as condições para que o participante atinja os objetivos/competências visados.
nos casos em que as credenciais de acesso já tenham sido disponibilizadas ao formando.
nos cursos online assíncronos.
Toda e qualquer situação excecional é analisada e passível de autorização pela Coordenação Pedagógica.
O compromisso estabelecido, via contrato de formação ou acordo verbal, responsabiliza tanto o Instituto, como o Cliente, na medida em que este deverá observar se dispõe das condições (sejam horárias, financeiras, tecnológicas, disponibilidade pessoal para estar com a câmara ligada, etc) para a frequência do curso para o qual se inscreve.
Os participantes, que pretendam desistir no decorrer da formação, poderão fazê-lo, não sendo ressarcidos dos valores já pagos – o mesmo se aplica às Empresas Clientes que pretendam dar colaboradores como desistentes na formação. Cabe à Gestão da Formação do Instituto, decidir a eventualidade do contrário, mediante análise dos motivos de desistência e desde que não se verifique inviabilidade da continuidade da ação de formação.
Note-se que, no caso de falta de pagamento no decorrer da formação (por exemplo, falta de pagamento de mensalidade/parcela), o formando fica automaticamente sem acesso a todos os conteúdos já disponibilizados, bem assim como a participar nas seguintes aulas presenciais, grupos de apoio whatsapp e outros inerentes à formação.
Devem ter-se em consideração as condições para devoluções expressas no presente regulamento (ponto “Cancelamento, desistências e devoluções”).
Pode ser permitida a repetição de um ou mais módulos dos cursos presenciais e/ou com sessões online síncronas (nos cursos que pela sua estrutura curricular o permitam) em que o formando não o pôde frequentar/concluir com aproveitamento, sendo que a repetição apenas poderá acontecer em ação futura calendarizada e desde que existam vagas e disponibilidade de cronograma / programa /calendário, sempre considerado caso a caso.
As repetições, assim como aulas avulso, implicam custos por parte do interessado e são previamente comunicados ao Cliente.
Em relação aos cursos online, existem muitas vezes sessões extra onde os formandos podem esclarecer dúvidas que ficaram por tirar no decorrer do curso, podendo a tal situação assistir um certo valor a combinar, ou simplesmente, ser considerado como “pro bono” do Instituto;
Nas atividades online assíncronas, as pessoas podem aceder às atividades as vezes que entenderem dentro do período em que as suas credenciais estão ativas, excetuando as que tenham definidas regras de acesso (por exemplo a realização de um teste de avaliação que só permita até um determinado nº de tentativas).
8. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO
O sucesso da atividade formativa pode ser avaliado sob diversas formas (uso interno):
De forma mais específica em cada ação de formação, através da verificação/mediação do sucesso das aprendizagens dos formandos, da satisfação dos formandos, dos formadores e das Entidades Clientes, bem como analisando o decorrer em geral da ação (ocorrências, desvios, reclamações, etc); e de uma forma mais geral, olhando olimpicamente para a atividade formativa, abrangendo o impacto das ações de formação.
Cada ação de formação pode ser objeto das seguintes metodologias de avaliação, conforme procedimentos do nosso sistema de gestão da formação:
Avaliação das aprendizagens:
Avaliação diagnóstica, realizada no início da formação através de observações, perguntas orais, sob o objetivo de analisar/perceber que conhecimentos sobre a temática os formandos poderão já ter, contribuindo essencialmente para esclarecer muitas más-conceções e/ou vícios, que por vezes os formandos já têm, e que serão prejudiciais para as aprendizagens.
Avaliação formativa, aplicável no decurso da formação com o objetivo de dar feedback, de corrigir as técnicas e as competências a aprender.
Avaliação sumativa, realizada no final do curso com o objetivo de testar de forma imparcial as competências adquiridas para validar o aproveitamento e posterior certificação.
Avaliação da eficácia das ações de formação/acompanhamento pós-formação:
No âmbito do apoio contínuo ao formando, procedemos também ao acompanhamento após a realização da formação, de modo a perceber se os formandos conseguiram (ou tiveram oportunidade de) transferir as aprendizagens corretamente para o exercício da sua atividade pessoal, social e/ou profissional, bem como tentar avaliar o impacto que a formação teve, procedendo assim à aferição da satisfação, mas “a frio”, tendo já decorrido tempo suficientes (que poderá variar dos 3 meses até 1 ano) após a sua frequência da formação, através da aplicação de um questionário de avaliação pós-formação/de eficácia.
Entendemos que os processos devem ser sujeitos a análise contínua, pelo que o Instituto, igualmente, avalia e procede à revisão das suas práticas, com vista à melhoria contínua do sistema de formação e orientação para resultados e disseminação da qualidade dos nossos serviços. Para tal, implementa um plano de melhorias, procede a auditoria interna e/ou externa, bem como resume e publica os resultados da sua atividade a cada ano formativo.
9. EMISSÃO DE DOCUMENTOS
9.1. Certificados
No final da formação, os participantes terão direito à emissão do respetivo certificado de participação/frequência.
Para a emissão dos certificados, devem ser fornecidos ao Instituto os dados pessoais dos formandos no ato de inscrição.
Para a obtenção do certificado de participação, os participantes deverão cumprir as seguintes regras:
Cumprir com o regime de assiduidade definido em cada programa de curso.
Obter aproveitamento na avaliação das aprendizagens, caso assim exista.
Ter saldado quaisquer valores devidos referentes à ação frequentada, nos casos em que exista lugar a pagamento.
Os certificados de formações online, são emitidos em formato digital e enviado por email; os certificados de formações presenciais, podem ser recolhidos nas instalações do Instituto, enviados via email ou via CTT, sendo os custos de envio imputados ao Cliente. Nos casos em que a formação tenha sido solicitada pela entidade empregadora dos formandos, os certificados são entregues ao responsável (da Entidade Cliente) responsável pelas inscrições inscrições.
10. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES NA ATIVIDADE FORMATIVA
10.1. Entidade formadora
O Instituto, é a entidade formadora com competências de conceção e organização da formação nas áreas em que opera. São suas responsabilidades:
● Cumprir os contratos/acordos de formação celebrados com os Clientes, formadores e demais fornecedores;
● Assegurar as instalações (físicas ou tecnológicas) e suportes exigíveis ao bom funcionamento da atividade formativa e fomentar uma gestão de recursos didáticos que promova o equilíbrio entre o desenvolvimento da atividade e o ambiente, nomeadamente, assegurando o bem-estar e as devidas condições de saúde, segurança e higiene no local da formação, bem como normas de segurança nos acessos online, cumprimento de normas internacionais que permitam interatividade, autonomia e navegabilidade interna;
● No final de cada ação, emitir, gratuitamente, aos formandos que concluírem com aproveitamento, um Certificado de Participação;
● Dar resposta a todas as reclamações, dúvidas e sugestões colocadas pelos formandos, Clientes Organização, formadores, por forma a promover a melhoria contínua dos processos formativos.
10.2. Coordenação Pedagógica
● É a pessoa responsável pela gestão pedagógica da mesma, assegurando a articulação com a equipa de formadores na fase de conceção, acompanhamento pedagógico dos formandos e dos formadores na fase de execução da ação, a resolução de questões pedagógicas e organizativas das ações, entre outras.
● Acompanha o desenvolvimento das sessões de cada curso, seja presencialmente, seja através da plataforma eletrónica.
● Recolhe o feedback dos formandos e formadores, por auscultação das suas opiniões e aplicação de questionários de satisfação, sempre que considerado pertinente e /ou necessário.
● Acompanha os formandos e formadores nos acessos à plataforma de e-learning, dando o suporte e orientação necessários.
● É a pessoa mediadora no processo de aprendizagem juntamente com todos os formadores envolvidos.
● Coordena e supervisiona todas as atividades relacionadas com o processo de formação e aprendizagem;
● Coordena e supervisiona todos os procedimentos de acompanhamento pós-formação, analisando os dados obtidos, reportando-os à gestão da formação.
10.3 Formadores
São responsáveis pela preparação e desenvolvimento pedagógico das ações de formação, assegurando a preparação do programa de formação, a elaboração de recursos pedagógicos para desenvolvimento do programa (como planos de sessão, manuais, exercícios, entre outros) a monitoria de ações de formação através da aplicação de métodos pedagógicos adequados aos destinatários e objetivos da formação, a aplicação de métodos e instrumentos de avaliação, garantindo a adequação ao grupo de formação e forma de organização da formação com vista ao atingimento dos objetivos do curso.
São direitos do formador:
● Apresentar propostas com vista à melhoria das atividades formativas;
● Ter as condições necessárias para o correto desenvolvimento da sua função, na sala de formação ou outras instalações para sessões práticas;
● Ter acesso individual à plataforma eletrónica;
● Obter previamente informações sobre as condições de realização da ação, nomeadamente, características do grupo de formação, conteúdos a abordar, objetivos pedagógicos a atingir, recursos didáticos e meios audiovisuais disponíveis;
● Apresentar à coordenação pedagógica quaisquer pedidos de esclarecimentos e/ou reclamações.
São deveres do formador:
● Comprovar estar habilitado com o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) emitido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) ou título que o isente;
● Facultar (cópia de) documentação (currículo, certificado de habilitações e outros certificados pertinentes) necessárias no âmbito da atividade formativa;
● Preparar de forma adequada e prévia cada ação/curso de formação, elaborando os planos de sessão, documentação de apoio, instrumentos de avaliação atendendo às características dos destinatários e forma de organização da formação, promovendo a melhoria contínua da formação;
● Cumprir na íntegra o tempo destinado à formação, sendo assíduo e pontual nas sessões presenciais e online;
● Prestar a tutoria de forma ativa nos cursos online em que participe como formador;
● Cumprir a legislação e os regulamentos aplicáveis à formação;
● Zelar pela boa conservação dos equipamentos e instalações físicas ou virtuais que utilizar nas
suas sessões de formação;
● Tratar com respeito qualquer elemento do Instituto e seus Clientes;
● Assumir padrões comportamentais que favoreçam a conceção de um clima de confiança e compreensão;
● Ser simpático, comunicativo e criar empatia com o grupo de formação.
10.5. Formandos
São os legítimos frequentadores dos cursos de formação e são responsáveis por uma conduta conducente com a frequência de adultos motivados para a aprendizagem de saberes a aplicar na sua realidade pessoal.
10.5.1 São direitos dos formandos:
● Auferir de uma formação que vá ao encontro das suas expectativas de acordo com os programas, metodologias formativas e formas de organização definidos e divulgados;
● Receber toda a documentação de apoio relativa à ação frequentada;
● Tomar conhecimento prévio e atempado das eventuais alterações efetuadas no cronograma da ação de formação;
● Ser tratado com respeito e educação por qualquer elemento do Instituto;
● Apresentar sugestões e/ou reclamações no decorrer da formação, relativas ao funcionamento da formação de acordo com o procedimento em vigor;
● Obter resposta rápida e objetiva às suas reclamações ou pedidos de esclarecimento;
● Ter acesso às instalações, equipamentos e materiais compatíveis com a ação de formação;
● Ter acesso pessoal e confidencial à plataforma de e-learning, utilizada para a distribuição de material de todos os cursos e realização de atividades nas ações à distância;
● Obter gratuitamente, no final da ação de formação, um Certificado de Participação e de acordo com a modalidade formativa;
10.5.2 Na confidencialidade dos dados pessoais fornecidos, são deveres dos formandos:
● Cumprir com todos os deveres de inscrição, incluindo a devolução do contrato assinado (caso exista), sob pena de lhe ser cancelada a inscrição por parte do Instituto, perdendo assim acesso ao curso;
● Frequentar com assiduidade e pontualidade as sessões presenciais e/ou online síncronas, participando ativamente nas sessões e realizando as provas de avaliação previstas pelo formador.
Importante:
Conosco ninguém fica para trás!
Todas as questões, eventualmente em omisso neste texto, devem ser endereçadas para o Instituto através dos contatos habituais, sendo tratadas sempre com o máximo respeito pelas necessidades e bem estar de todos os intervenientes.
O Instituto Magias da Cura apresenta-se como pessoa de boa fé e procura gerir todas as situações por forma a salvaguardar o Bem Supremo de todos os envolvidos, não se revendo em comportamentos de falta de ética, má fé, desrespeito, calúnia, agressividade, incitação ao ódio, seja por que meio for, ou qualquer outro comportamento considerado indigno da boa relação entre todos os envolvidos nos nossos Serviços ou para com o próprio Instituto e seus colaboradores, pelo que, e desde já, somos gratos pela boa conduta de todos os respetivos participantes e por todos aqueles que decidam navegar por este website.
Desde já, somos igualmente gratos pela preferência e valorizamos a presença.
Com amor e carinho, o nosso abraço de Luz e Gratidão flui até ti!
Instituto Magias da Cura
Atividades de Desenvolvimento Humano